Dança Gaúcha



ORIGEM DAS DANÇAS TRADICIONAIS GAÚCHAS

Valsa: Rainha das danças de pares enlaçados foi homenageada pela maioria dos renomados do século XIX.O compasso ternário como dança é muito antigo. Originaria das danças tirolezas austríacas. Entretanto com o titulo de valsa somente aparece no Sec XVll e se realiza nos bailados de operas no sec. XVII. Veio para o Brasil nos fins do Sec XVII era conhecida “VALSA FIGURADA”, trazida pelos portugueses. Hoje no sul do país a valsa ganhou seu estilo próprio, ritmo e dança. Adaptou-se aos costumes e maneiras do peão gaucho. Temos 3 tipos de valsas: Brasileira ou Tradicional, Campeira e Clássica.

Chote: Dança de salão originária da Hungria. Apareceu no Brasil no período Regencial e foi moda no segundo império. É dançado em pares com quatro passos de juntar comuns diferentes: dois e dois. E principalmente, no sul, descendentes da imigração açoriana dançam chotes a afigurados sem limites de passo e figuras.

Milonga: É um ritmo de Montevideo e Buenos Aires, mas de origem africana e que surgiu no fim séc.XIX. Nascida nos arredores de Buenos Aires, alguns autores ainda alegam que teria surgido a partir da mazurca. A milonga foi introduzida no Rio Grande do Sul inicialmente na fronteira, ao som do violão, o acompanhamento predileto dos declamadores gaúchos. A milonga no Rio Grande do Sul é dançada com a marcação de 2 e 1, duas marcações feitas com uma perna e a outra fazendo deslocamento com um passo para frente ou para trás.

 FORMA DE DANÇAR:
A Milonga pode ser dançada de três maneiras diferentes:
1) Milonga Vaneirada: copiando os passos da vaneira, dança-se pares enlaçados como na valsa;
2) Milonga Tangueada: dançada em passos de marcha, acredita-se ser uma variante do tango. É realizado através de pares enlaçados com passos de marchas.
3) Milonga Riograndense: dançada no chamado dois e um e ou com passos de marchas.

Rancheira: Dança de origem árabe. Trazida e estilizada na Argentina. No Rio Grande do Sul o ritmo é mais vivo e a coreografia mais saltitante, estilo popular. A “Rancheira de Carreirinha” constitui uma variante da “Mazurca”.

Vaneira: Origem Habanera ou Havanereira- Dança e canto popular originária da Havana, Cuba. Ritmo 2/4 sendo o primeiro tempo forte e bem acentuado. Musica popular em quase todos os países espano-americanos. No Rio Grande do Sul foi muito usada pelas Bandas da Colônias de imigração italiana. Nos campos, os gaiteiros gaúchos denominavam de “Vanera” e fez deste ritmo o mais amplo repertorio para animação de fandangos, bailantas e festas gauchescas.

Chamamé:   A dança se originou na tribo indígena "Kaiguá", entre Brasil e Corrientes, e era conhecida como “Polkakirei”, uma polca movida em ritmo ágil. A palavra chamamé estive origem da frase “Che amoa memé” que significa “te protejo”. A palavra chamamé não é guarani e nem espanhola. Por isso, não há uma tradução para chamamé. Para os argentinos, chamamé significa "senhora ama-me". No Brasil, a palavra tem o significado de "chama-me para bailar" ou "aprochegar-se de mim". É dançado em compasso ternário, ou seja o chamamé valsado.Na Argentina, o chamamé é cantado e tocado, acompanhado pelos sapucays (que, em guarani, significa "grito da alma") é o único a permitir a emissão de sapucays e também o único a utilizar acordeão de botão.

Bugiu: Ritmo gaúcho de origem muito remota. Dança de peões com chinas indígenas, sob qualquer som musical da época. Na década de 60 passou a ter letra própria enfocando a presença do macaco bugio no contexto da letra. Hoje o bugiu é dança de salão e deu origem a grandes festivais como “Ronco do Bugiu” em São Francisco de Paula e “Querência do Bugiu” em São Francisco de Assis. O ritmo écompasso binário, de par enlaçado 2/4.

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